Governo do Distrito Federal
3/11/22 às 10h08 - Atualizado em 3/11/22 às 10h08

Programa Embaixadas de Portas Abertas leva alunos de escolas públicas do DF para conhecerem Embaixadas Ibero-americanas

COMPARTILHAR

 

O Programa Embaixadas de Portas Abertas (PEPA) retornou suas atividades após um longo período de paralisação devido à pandemia da COVID-19. A iniciativa do Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal (EAI/GDF) em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), tem por objetivo o estreitamento da relação entre as representações diplomáticas e organismos internacionais acreditados em Brasília e as escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal. 

 

Em cooperação com os entes diplomáticos, o programa é uma ação alinhada com a política do governo de melhorar a educação primária do Distrito Federal, possibilitando aos estudantes o aprendizado acerca de história, geografia, cultura e línguas estrangeiras, assim como sobre carreiras e rotinas diplomáticas e consulares de diversos países, ao mesmo tempo que oferece às representações diplomáticas a oportunidade de conhecer e se aproximar das comunidades escolares das diferentes regiões administrativas do Distrito Federal. 

 

Durante os meses de agosto, setembro e outubro, sete escolas públicas do Distrito Federal  visitaram as embaixadas da Argentina, Portugal, Chile, Peru, Uruguai, Panamá e Cuba. As escolas selecionadas para participar do projeto foram o Centro de Ensino Fundamental Gesner Teixeira, no Gama, a Escola Classe Cora Coralina, no Itapoã, a Escola Classe 10, em Planaltina, o Centro de Ensino Fundamental 801, no Recanto das Emas, o Centro de Ensino Fundamental 427, em Samambaia, e o Centro de Ensino Fundamental 103, em Santa Maria e o Centro de Ensino Fundamental Nova Betânia, em São Sebastião.

 

Durante as visitas às representações dos países ibero-americanos, os estudantes foram recebidos pelos Embaixadores e representantes diplomáticos, que apresentaram os costumes presentes no país, sua cultura e história, além de falar sobre a rotina das embaixadas e das funções inerentes à carreira diplomática. Em várias delas foram oferecidas degustações de comidas típicas e atividades lúdicas, como plantio de árvores e premiação com brindes aos alunos que respondessem perguntas sobre o que foi apresentado durante o passeio.

 

Com o fim das visitas dos alunos às Embaixadas, chega a vez do corpo diplomático de visitar as escolas e aprender sobre suas rotinas e histórias locais. As visitas estão programadas para ocorrer ao longo dos meses de outubro e novembro.

 

O Programa Embaixadas de Portas Abertas teve início como piloto em 2015, e foi instituído oficialmente em 9 de agosto de 2017.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br