Governo do Distrito Federal
5/05/22 às 17h53 - Atualizado em 6/05/22 às 10h25

Exposição “A Bagagem do Viajante” é aberta no Metrô com apoio do GDF

COMPARTILHAR

 

 

A exposição “A Bagagem do Viajante” foi inaugurada nesta quinta-feira (5) no Metrô de Brasília/DF, em uma celebração que une o Dia Mundial da Língua Portuguesa e o centenário do nascimento de José Saramago. A mostra é promovida pela Embaixada de Portugal e pelo Camões – Centro Cultural Português em Brasília, em parceria com o Metrô DF, por intermédio do Escritório de Assuntos Internacionais. Participam também a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e a UNESCO.

 

Inspirada no homônimo livro de crônicas do autor português, a exposição inédita ilumina encontros de José Saramago com autores e artistas contemporâneos como Jorge Amado, Oscar Niemeyer e Chico Buarque, e também com os seus leitores no Brasil. Cada um desses encontros está materializado em painéis dispostos em sete estações do Metrô, no percurso entre as estações Galeria e Samambaia Sul.

 

 

Abertura

 

Para a chefe do EAI, Renata Zuquim, “é uma inestimada honra fazer parte da realização desta iniciativa que ilustra uma série de encontros entre o único escritor da língua portuguesa a receber um Prêmio Nobel de literatura e renomados autores e artistas, como Jorge Amado, Oscar Niemeyer e Chico Buarque”, afirma.

 

O presidente do Metrô DF, Handerson Cabral, também comemorou a inauguração de mais uma obra artística realizada por intermédio do EAI. “Nos sentimos muito honrados e privilegiados de poder contribuir para esta celebração”, diz. 

 

 

Segundo o comissário para o centenário de Saramago, professor Carlos Reis, “a língua e a literatura que celebramos hoje estão no espaço público, ao alcance de todos os que falam e de todos os que leem. Essa viagem com José Saramago representa, no fundo, aquele que é um dos grandes motivos da obra do autor: a viagem. E a bagagem que ele leva consigo nos é passada em forma dos livros que temos”, analisa.

 

Também presente na cerimônia, o presidente da Assembleia da República Portuguesa, Augusto Santos Silva, enfatizou que a Língua Portuguesa não é apenas dos portugueses, “mas de todos os povos que a falam, incluindo os brasileiros. Também é uma das línguas oficiais da União Africana, da União Europeia, e uma das duas línguas oficiais do grande espaço ibero-americano”.

 

 

Sobre a abrangência do português no mundo, a representante da UNESCO, Isabel de Paula, ressaltou sua importância. “Não é apenas uma das línguas mais difundidas do mundo, com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, como também é a língua mais falada no hemisfério sul. O português continua sendo hoje uma das principais línguas de comunicação internacional, com uma forte extensão geográfica, destinada a aumentar”, informa.

 

 

Por fim, a presidente da Fundação José Saramago, Pilar Del Río, falou sobre a organização. “A Fundação nasceu para trazer ‘vida à vida’. Se pouca ou muita, isso dependerá de quem a integra. Mas sempre contribuindo, porque queremos atravessar o tempo junto aos nossos contemporâneos da forma mais humana possível”, destaca.

 

 

A exposição

 

Com apresentação e seleção de textos por Carlos Reis, “A Bagagem do Viajante“ reúne ilustrações da autoria de Pedro Amaral, Nathalie Afonso, Carlos Farinha e Mathieu Sodore, do coletivo português Borderlovers. Os trabalhos originais estão disponíveis para visitação na Galeria Camões da Embaixada de Portugal no Brasil até 31 de julho de 2022. Pedro Amaral, inclusive, abriu a programação de hoje oferecendo uma oficina de ilustração para alunos do Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga (CEMEIT).

 

Programação Cultural

 

 

Encerrando a lista de eventos, esta quinta-feira também contou com uma programação cultural. Um pocket show com “Reco do Bandolim & Grupo Choro Livre” foi oferecido na Embaixada de Portugal, às 17h. Em seguida, fechando a noite, foi realizada uma conversa entre Pilar Del Río e o professor Carlos Reis no Auditório Camões, também na Embaixada.

 

 

 

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br