Governo do Distrito Federal
23/11/22 às 17h33 - Atualizado em 23/11/22 às 17h33

Embaixada do Panamá visita o CEF 103 de Santa Maria no âmbito do Programa Embaixadas de Portas Abertas

COMPARTILHAR

 

O Centro de Ensino Fundamental 103 de Santa Maria recebeu, nesta quarta-feira (23), a segunda-secretária da Embaixada do Panamá, Nadiuzka Ramos, e o adido de Defesa Aeronáutico e Naval, Luis Antonio De Gracia, em mais uma visita do Programa Embaixadas de Portas Abertas (PEPA).

 

 

O Programa é uma  iniciativa do Governo do Distrito Federal sob coordenação do Escritório de Assuntos Internacionais (EAI), com o apoio da Secretaria de Educação (SEEDF) e da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB).

 

 

Os alunos visitaram a Embaixada panamenha em 28 de setembro deste ano, também por meio do PEPA. Como devolutiva deste encontro, o CEF 103 recebeu a visita da representação diplomática para apresentar a cultura brasileira e contar a história da região administrativa de Santa Maria.

 

 

Além de uma exposição em alusão ao Dia da Consciência Negra, os estudantes apresentaram um pouco da diversidade presente no Brasil e em Brasília, em exibições sobre algumas festividades regionais, como a festa de Iemanjá, de Parintins, do Bumba meu Boi, a Junina e o Sírio de Nazaré. Ao final, os estudantes explicaram um pouco sobre a literatura de Cordel aos visitantes e apresentaram o forró brasileiro.

 

 

A assessora especial do Escritório de Assuntos Internacionais, Louise Alves, agradeceu aos envolvidos, ressaltando que “trata-se de uma oportunidade ímpar para os estudantes, que têm a possibilidade de viajar por meio dessas representações diplomáticas”.

 

O coordenador da Regional de Ensino de Santa Maria, Claudio Cabral, agradeceu à Embaixada e ao GDF pela oportunidade. “Esse tipo de projeto é muito importante para os nossos alunos, ressalta a importância do intercâmbio cultural que vemos aqui. Parabenizo também os alunos e a escola pela recepção”.

 

 

Na ocasião, a segunda-secretária da Embaixada agradeceu a recepção e afirmou: “estou muito feliz por ter escutado e aprendido sobre a cultura e a história do Brasil hoje com vocês. Muito disso tudo eu ainda não conhecia e quero dizer que através do compartilhamento de informações podemos reconhecer as nossas semelhanças e diferenças. Vocês podem conhecer e explorar vários países através da cultura e da informação”.

 

 

O Programa Embaixadas de Portas Abertas começou, como piloto, em 2015, e foi instituído oficialmente em 9 de agosto de 2017 e este ano ocorre em edição especial com representações diplomáticas ibero-americanas, em razão do título que ostenta Brasília, de Capital Ibero-americana das Culturas 2022.

 

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br