Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/01/21 às 19h28 - Atualizado em 16/09/21 às 11h25

Embaixada da Bélgica adota espaço infantil no Centro Especializado de Reabilitação II de Taguatinga

 

Iniciativa mobilizou nove representações diplomáticas e contemplou dez Unidades Básicas de Saúde e dez Centros de Referência de Assistência Social no ano passado

 

 

A Embaixada da Bélgica no Brasil equipou duas salas do Centro Especializado de Reabilitação II de Taguatinga com brinquedos especiais e um ar-condicionado, para receber e reabilitar crianças no espaço, que promove reabilitação para pessoas de idade variada. A ação se deu por meio do programa Adote um Espaço Criança, parceria entre o Escritório de Assuntos Internacionais, a Subchefia de Políticas Sociais para a Primeira Infância e a Secretaria de Saúde do DF.

 

A iniciativa, que surgiu no ano passado no bojo da campanha Vem Brincar Comigo 2020 idealizada pela Primeira Dama do DF, Mayara Noronha Rocha, mobilizou 9 (nove) representações diplomáticas e contemplou 10 (dez) Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 10 (dez) Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Com o sucesso da campanha, outras Representações Diplomáticas demonstraram interesse em participar após o encerramento da campanha de 2020, tornando a iniciativa um programa perene do EAI.

 

Para a Primeira-Dama do Distrito Federal, Mayara Rocha, a participação da Embaixada é essencial para criarmos um ambiente mais acolhedor para pacientes e acompanhantes dos frequentadores do CER. “A linguagem da solidariedade e da empatia é universal e não há barreiras para o amor e o respeito entre os povos”, completou. 

 

De acordo com a Chefe do Escritório de Assuntos Internacionais, Renata Zuquim, a importância de transformar a iniciativa em um programa está no encontro entre a comunidade internacional, a comunidade local e a busca pelos objetivos da Agenda 2030. “Ao mesmo tempo que estabelecemos parcerias, estamos promovendo saúde e bem estar, reduzindo desigualdades e deixando um legado para os Centros e UBS, tudo isso alinhado com a Agenda 2030 da ONU para o desenvolvimento sustentável”, afirmou.

 

Estiveram presentes durante a entrega o Embaixador da Bélgica, Patrick Herman, a Primeira-Dama do DF, Mayara Noronha Rocha, a Chefe do EAI, Renata Zuquim, a Subchefe de Políticas Sociais e Primeira Infância, Anucha Soares, a gerente do CER II, Amanda Cruz, e a Assessora Especial Samara Furtado, representando o Secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto.

 

Anucha Soares, Subchefe da Subchefia de Políticas Sociais e Primeira Infância, disse que o projeto Adote um Espaço Criança foi um sucesso e, mesmo depois do encerramento da campanha Vem Brincar Comigo 2020, outras representações diplomáticas demonstraram interesse em aderir à causa para fazer a diferença na vida de várias crianças. “A união de esforços entre o governo e as Embaixadas é uma forma eficaz de converter o amor ao próximo em ações concretas para a sociedade nas campanhas em prol daqueles que mais precisam”, finalizou.

 

Entre as benfeitorias, está o ar-condicionado, que tornou possível a utilização de uma das duas salas montadas, que costumava atingir temperaturas muito altas. O centro é o único da cidade e atende todo o Distrito Federal, e segundo Samara Furtado, Assessora Especial que representou o Secretário de Saúde Osnei Okumoto na inauguração, disse que o local faz até 4 mil atendimentos mensais. “São muitas crianças e adultos, temos fonoaudiologia, fisioterapia, neuro-pediatria, entre outros. É uma equipe fantástica e um modelo a ser copiado”, complementou.

 

O Embaixador da Bélgica, Patrick Herman, disse que a representação do país “é estrangeira mas não é, pois respiramos o ar daqui, bebemos a água, compartilhamos das alegrias brasilienses, então é muito importante para nós participarmos de iniciativas como essa”, afirmou.

 

No ano passado, participaram da ação as embaixadas do Uruguai, Armênia, África do Sul, Singapura, Irlanda, Itália, China, Timor Leste e União Européia.

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br