Assessoria Internacional visita as instalações do Centro na Estação Ecológica do Jardim Botânico, para discutir possíveis parcerias internacionais de promoção do Bioma Cerrado.
O Centro de Excelência do Cerrado da Estação Ecológica do Jardim Botânico de Brasília (Cerratenses) recebeu, no dia 1º de abril, a visita da equipe da Assessoria Internacional do Governo do Distrito Federal. Na visita, foram discutidas possiblidades de parcerias internacionais para promoção do Bioma Cerrado no plano internacional. O Distrito Federal, por ser beneficiário da presença de inúmeras áreas de proteção ambiental, apresenta aspectos que poderiam caracterizá-lo como modelo internacional de compartilhamento e de difusão de experiências destinadas à conservação do Cerrado.
O Cerratenses desenvolve ações de conservação, restauração e uso sustentável do bioma e atua em projetos como o de Revitalização da Esfera do Cerrado, que inclui três fases e que tem como parceiros do Distrito Federal e os Estados de Goiás, Tocantins, Maranhão e Piauí. A primeira fase engloba a Estação Ecológica do Jardim Botânico, a Estação das Águas Emendadas e o Parque Nacional. A segunda fase refere-se à Chapada dos Veadeiros e, a terceira concerne Tocantins e Piauí.
Considerando o título recebido pela UNESCO, em 1993, de Reserva da Biosfera do Cerrado, o Cerratenses tem como proposta ser a sede do Conselho da Biosfera do Cerrado, entidade cujas responsabilidades referem-se ao monitoramento dos projetos sobre a biosfera e às articulações e parcerias necessárias para conservação do Cerrado, reafirmação do título UNESCO e promoção para reconhecimento internacional da Reserva do Bioma.
Entre as ações da Assessoria Internacional de apoio ao Centro, está a articulação de ações junto a outros países de referência internacional em reserva da Biosfera: África do Sul, Argentina, Coreia do Sul, China, Espanha, França e México.
No contexto dos preparativos ao 8º Fórum Mundial das Águas, que se realizará em Brasília, em 2018, a visita estendeu-se ao Centro Internacional de Referência Internacional em Água e Transdisciplinaridade (CIRAT), que compartilha o mesmo espaço físico do Cerratenses, na Estação Ecológica do Jardim Botânico. A Assessoria Internacional apoia junto ao Ministério das Relações Exteriores a proposta de qualificar o CIRAT como Centro Categoria 2, sob os auspícios da UNESCO.
O CIRAT e o Cerratenses são exemplos de iniciativas e boas práticas que projetam imagem positiva do Distrito Federal no mundo, na dimensão de “Brasília – Cidade Sustentável”.
SERINTER
QI 11, Conjunto 09, Casa 09 – Lago Sul/DF, CEP: 71625-290 Telefone: (61) 3961-1728 serinter@buriti.df.gov.br