27/10/16 às 17h02 - Atualizado em 3/05/17 às 17h29

Brasília ganha visibilidade para suas ações no 5° Congresso da CGLU

O encontro dos representantes dos governos membros da Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) ocorreu entre os dias 12 e 15 de outubro, na cidade de Bogotá, na Colômbia.

cglu 1

O GDF foi novamente representado pelo Secretário de Habitação e Gestão do Território, Thiago Andrade, representando o Governador, e pela Assessoria Internacional. Foi uma oportunidade de trazer visibilidade para as ações do DF, e firmar a cidade como membro ativo na comunidade internacional, por meio da sua representação nas redes de cidades, e também fazendo proveito da ocasião para fortalecer e estabelecer relações bilaterais com diversos outros governos locais.

A participação do GDF rendeu reuniões oficiais e de gestão das redes de cidade, onde estabeleceu-se os cargos e posições que o DF pode ocupar e se beneficiar dentro das organizações, e também workshops, palestras e debates sobre a Nova Agenda Urbana e participação dos governos locais na implementação das metas e instrumentos da Agenda 2030.

Como resultado do encontro, foram elaborados quatro documentos. O primeiro deles a Agenda Global dos Governos Locais e Regionais para o século XXI. O segundo diz respeito a publicação do 4.º Informe Mundial sobre a Democracia Local e a Descentralização. Também foram firmadas as declarações de Bogotá e as Recomendações dos Governos Locais e Regionais para a Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III).

cglu 2