22/11/18 às 14h43 - Atualizado em 20/12/18 às 19h49

PROJETO INSCRIRE – Inscrever os Direitos Humanos

O projeto “Inscrire: Inscrever os Direitos Humanos” foi realizado pelo Ministério dos Direitos Humanos em Brasília, como comemoração aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Em parceria com a Inscrire, organização sem fins lucrativos, fundada pela artista plástica Françoise Schein, e com base na “Pedagogia de ensino dos Direitos Humanos”, alunos foram mobilizados à reflexão e à produção de desenhos relacionados aos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Alguns desses desenhos foram selecionados e, a partir de técnica com azulejos, passaram a compor 3 painéis sobre Direitos Humanos. 2 deles foram instalados nas escolas participantes e o terceiro foi integrado ao patrimônio cultural de Brasília, tendo sido instalado na área externa da Estação do Metrô da Galeria dos Estados, na região central da cidade.

A Assessoria Internacional realizou a articulação entre o Metrô-DF, o MDH e os órgãos competentes do GDF para que este recebesse a devida doação do equipamento público destinado à instalação do painel. Organizou também um grupo de voluntários que prestaram apoio às oficinas de artes com os estudantes.

Processo: 1.1.1. Prospecção de oportunidades – Apoio a projetos.
Parceiros Internos: AGEFIS, SEGETH, Administração Regional do Plano Piloto, Metrô-DF, SEEDF, CEB.
Parceiros Externos: UnB, MDH, Inscrire.
Local: Ceilândia, Plano Piloto-DF.
Público Alvo: Estudantes das escolas participantes, usuários do metrô, turistas e transeuntes da região do Setor Comercial Sul.
Legislação: Termo de Cessão de Uso de Bem Imóvel nº 01/2018-Metro/DF; Decreto nº 39.409; Termo de Incorporação de Benfeitoria assinado entre o MDH e o GDF.
Orçamento: sem dotação orçamentária específica. O projeto recebeu aporte do Ministério dos Direitos Humanos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 1, 2, 3, 4, 5 ,6 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17.

Secretaria de Relações Internacionais - Governo do Distrito Federal

SERINTER