Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/05/14 às 21h00 - Atualizado em 24/04/18 às 18h26

Programas de Imersão Internacional 2014

Nota nº 1402 – 07 de abril de 2014

NotaaImprensa

NOTA À IMPRENSA

Nota nº 1402/ Assessoria Internacional do GDF

Brasília, 07 de abril de 2014

 

Comitê Gestor do Brasília Sem Fronteiras publica portaria sobre os programas de imersão internacional 2014

07 de abril de 2014

 

O Secretário de Estado Chefe da Assessoria Internacional do GDF, Odilon Frazão, em conjunto com os membros do Comitê Gestor do Brasília Sem Fronteiras, publica portaria informando a respeito dos cursos de imersão internacional a serem oferecidos na edição 2014 do programa. Serão ofertadas, ao todo, 1.140 vagas, distribuídas entre as modalidades Servidores Públicos (BSF 2014 SPU), Centro Interescolar de Línguas (BSF 2014 CIL) e Universitários (BSF 2014 UNI).

BSF 2014 Servidores Públicos (BSF 2014 SPU)

Em janeiro último o Comitê Gestor publicou portaria convocando 150 servidores públicos aprovados pelo Processo Seletivo Simplificado 2013 / Europa. Destes, 100 cursarão “Liderança em Gestão Pública para Cidades Competitivas e Inovadoras”, na Universidade de Ciências Aplicadas de Krems (Áustria). Os outros 50 participantes cursarão “Gestão Pública Moderna e Eficiente”, na Universidade de Ciências Aplicadas de Haia (Holanda). Os embarques estão previstos para ocorrer em maio e novembro.

Em breve, o Comitê fará publicar o edital do processo seletivo 2014, que será realizado por instituição independente. O certame ocorrerá ainda no primeiro semestre e estão previstas três etapas: prova objetiva (classificatória e eliminatória), verificação de documentos (eliminatória) e curso preparatório (eliminatória). Os embarques serão realizados no segundo semestre.

As provas objetivas testarão o conhecimento do candidato em língua inglesa, língua portuguesa, história de Brasília, noções de administração pública e atualidades. Este processo seletivo deverá selecionar 75 servidores públicos, divididos em três programas de imersão: “Liderança em Gestão Pública para Cidades Competitivas e Inovadoras”, na Universidade de Ciências Aplicadas de Krems (Áustria); “Liderança em Gestão Pública da Saúde”, na Universidade de Johns Hopkings (Estados Unidos da América); e “Liderança em Gestão Pública Transparente”, na Escola Nacional de Administração Pública da República Francesa (França). Todos os cursos serão ministrados em língua inglesa.

BSF 2014 Centro Interescolar de Línguas (BSF 2014 CIL)

Em janeiro último, o Comitê Gestor publicou portaria convocando 40 alunos dos Centros Interescolares de Línguas aprovados pelo Processo Seletivo Simplificado 2013 / EUA. Eles farão o curso de imersão internacional “Liderança Global com Ênfase em Empreendedorismo”, na Universidade do Estado do Arizona, em Phoenix (EUA). Os embarques estão previstos para ocorrer no próximo mês.

Será publicado em breve o edital do processo seletivo 2014 BSF 2014 CIL, que deverá selecionar 800 estudantes dos Centros Interescolares de Línguas, sendo 650 inglês, 100 espanhol e 50 francês. O certame ocorrerá ainda no primeiro semestre e estão previstas três etapas: prova objetiva (classificatória e eliminatória), verificação de documentos (eliminatória) e curso preparatório (eliminatória). Os embarques serão realizados no segundo semestre. As provas objetivas testarão o conhecimento do candidato em língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol), língua portuguesa, matemática, história mundial, história de Brasília, geografia e atualidades. Os embarques serão realizados no segundo semestre.

Os participantes do BSF 2014 CIL terão a oportunidade de fazer curso de imersão internacional em centros de excelência dos Estados Unidos da América, Espanha ou França. O curso “Liderança Global com Ênfase em Empreendedorismo” será oferecido na Universidade do Estado do Arizona (EUA), na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e na Cavilam Alliance Française / Universidade Clermont-Ferrand (França). O curso “Liderança Global com Ênfase em Inovação”, será ministrado na Universidade de George Washington (EUA). Para participar o aluno do CIL deve ter no mínimo 16 anos na data de embarque e, no máximo, 19 anos na data de chegada ao Brasil.

BSF 2014 Universitários (BSF 2014 UNI)

O edital a ser publicado nas próximas semanas irá ofertar 75 vagas para estudantes universitários das instituições públicas ou privadas do Distrito Federal que tenham concluído, no mínimo, dois semestres letivos do curso de graduação.

O certame ocorrerá ainda no primeiro semestre e estão previstas três etapas: prova objetiva (classificatória e eliminatória), verificação de documentos (eliminatória) e curso preparatório (eliminatória). Os embarques serão realizados no segundo semestre. As provas objetivas testarão o conhecimento do candidato em língua inglesa, língua portuguesa, matemática, história mundial, história de Brasília, geografia e atualidades.

No BSF 2014 UNI serão oferecidas três opções de cursos de imersão internacional: “Liderança Global para o Futuro”, na Universidade de Tecnologia de Auckland (Nova Zelândia); “Liderança em Negócios Internacionais” e “Direito Internacional Público”, ambos na Universidade de George Washington (Estados Unidos da América). Os embarques também ocorrerão no segundo semestre.

Bolsa-custeio

O Governo do Distrito Federal irá custear as despesas dos participantes Brasília Sem Fronteiras referentes a curso preparatório; passagens aéreas, de ida e volta partindo de Brasília; apólice de seguro-saúde internacional com cobertura para todo o período de permanência no exterior; vistos e passaportes, quando necessários; hospedagem durante o período de realização da imersão internacional; matrícula e taxas junto à instituição de ensino de destino; traslados aeroporto/local da hospedagem/aeroporto; e material de apoio às atividades decorrentes do curso.

Bolsa-auxílio

Os selecionados receberão também uma bolsa-auxílio disponibilizada durante a realização da imersão internacional do exterior, para os custos com alimentação, transporte e despesas pessoais.

Comitê Gestor

O Comitê Gestor do Brasília Sem Fronteiras é coordenado pelo Secretário de Estado Chefe da Assessoria Internacional do GDF, Odilon Frazão e conta com a participação dos Secretários de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, Glauco Rojas; de Educação do Distrito Federal, Marcelo Aguiar; e pelo o Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF), Alexandre Gouveia.

O Governo do Distrito Federal pretende selecionar cerca de 2 mil participantes no âmbito do Programa Brasília Sem Fronteiras, com embarques ao longo de 2014 e o primeiro semestre de 2015. O Comitê Gestor realiza continuamente prospecção em busca dos melhores centros de excelência em educação do globo, com a finalidade de atender ao BSF. 

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br