Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/06/13 às 14h38 - Atualizado em 18/06/13 às 13h45

Brasília e Roma podem firmar parceria estratégica

Secretário debate acordo de irmanação com a deputada italiana Renata Bueno

rb 06032013 00002


















O secretário-chefe da Assessoria Internacional do GDF, Odilon Frazão e a deputada do Parlamento Italiano, Renata Bueno (ítalo-brasileira, nascida no Paraná), discutiram parceria estratégica entre Brasília e Roma, na tarde desta quinta-feira (6), na capital federal.

A possibilidade de Roma tornar-se cidade-irmã de Brasília é vista como um elemento de impulso ao crescimento econômico e social de ambas as capitais a partir de um intercâmbio de boas práticas.

De acordo com Odilon Frazão, o objetivo do encontro “é estreitar os laços entre Brasília e a capital italiana, firmando parcerias para com universidades, para a capacitação de estudantes, e com empresas, para a atração de investimentos e iniciativas de sucesso”. Com a irmanação, a meta da Secretaria de Assuntos Internacionais é promover a internacionalização de Brasília, colocando-a no circuito das grandes cidades globais.

Segundo Renata Bueno, a quantidade de italianos que vivem fora da Itália é maior do que a existente no país, e metade no restante do mundo, mora no Brasil. Portanto, é de extremo interesse para Roma ter Brasília como parceira.

Grandes projetos – “A nossa missão é atrair oportunidades e projetar o Brasil internacionalmente. Brasília é, hoje, a melhor fronteira de desenvolvimento do país e a tendência é aumentar esse potencial. Temos cinco projetos estruturais que naturalmente vão atrair o investimento de empresas italianas, como o Aeroporto Internacional de Cargas, o Centro Financeiro Internacional, Parque Tecnológico, o Centro Logístico Internacional e a ampliação do polo JK”, relatou o secretário. Ele explicou que o projeto vai formar uma cidade para operar no chamado “work, live and play”, onde as pessoas vão poder trabalhar, morar, e encontrar entretenimento, tudo em um mesmo lugar. De acordo com Odilon Frazão, trata-se de um complexo capaz de abrigar 40 mil pessoas.

Interesse italiano – Para a deputada, o interesse em uma parceria com Brasília é fundamentalmente baseado na possibilidade de imersões culturais proporcionadas com um acordo entre universidades e, principalmente, por conta da janela de negócios e oportunidades que Brasília oferece, e que a boa fase econômica favorece muito. “O Brasil é visto no resto do mundo como um celeiro de oportunidades, tanto para a Europa quanto os Estados Unidos”, disse.

Ainda de acordo com o secretário-chefe da Assessoria Internacional do GDF, o principal atrativo socioeconômico de Brasília é a projeção da cidade para os próximos dez anos. “Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro deverão se transformar em um dos três principais triângulos industriais do mundo, como podemos observar o europeu Paris, Londres e Frankfurt; e o asiático Xangai, Hong Kong e Cingapura”. Ele acrescentou que a capital federal tem a melhor qualidade de vida e a maior renda per capita do Brasil, além de ser a primeira do país em conectividade (internet e uso de computador por residência), segundo pesquisa da Mercer Brasil.

Renata Bueno afirmou que os romanos devem escolher um novo prefeito no próximo mês e que tratará da irmanação com Brasília assim que o candidato eleito tomar posse.

Cidades-irmãs – O GDF possui acordos estratégicos e de cidades-irmãs com importantes cidades do mundo. Recentemente, foi assinada parceria com a capital dos Estados Unidos, Washington D.C e até o final do ano, ainda estão previstas alianças com Paris (França), Viena (Áustria), Moscou (Rússia) e Bruxelas (Bélgica). Entre as áreas de ação conjunta, estão: desenvolvimento econômico e atração de investimentos, mobilidade urbana, qualidade de vida e sustentabilidade, bem como intercâmbios culturais e educacionais.


Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br