24/01/20 às 10h36 - Atualizado em 16/09/21 às 11h32

GDF debate projetos para 2020 com a Embaixada da República Dominicana

A chefe do Escritório de Assuntos Internacionais do GDF, Renata Zuquim, foi recebida ontem, 23, pelo embaixador da República Dominicana, Alejandro Arias Zarzuela. O objetivo da reunião foi discutir ações conjuntas para 2020, considerando em especial, as celebrações dos 60 anos de Brasília.

O embaixador, que assumiu a presidência do Grupo Latino-americano e Caribenho (Grulac) este mês, pretende iniciar uma série de ações conjuntas. “Estamos focados em trazer soluções a partir da identificação das semelhanças entre nossos países, construindo assim uma agenda que se prolongue no tempo”, afirmou. Ele chamou atenção para a importância de trabalhar de forma regionalizada para trazer mais eficiência aos projetos desenvolvidos. O grupo congrega mais de 20 países da região da América Latina e Caribe e lançou, recentemente, seu estatuto para nortear os trabalhos.

Alejandro Zarzuela se dispôs a levar propostas ao Grupo de Países Latino-Americanos e Caribenhos

Renata Zuquim destacou que Brasília tem uma vocação internacional desde que foi inaugurada e, que 2020, será um ano favorável para lançar novos projetos e estreitar relações. Ela falou também da possibilidade de fazer com que a cidade se torne um “hub” de importações e exportações, considerando que a capital federal fica localizada em posição estratégica, no centro do país.

Entre as iniciativas do Escritório de Assuntos Internacionais para 2020, Renata Zuquim citou a produção de um livro que vai contar a história da chegada das embaixadas em Brasília, a ser lançado no segundo semestre. Ela falou também sobre os projetos Circuito das Embaixadas e Simulação das Nações Unidas com escolas públicas. No bojo do Programa Embaixadas de Portas Abertas, ela sugeriu a criação de um site para reunir informações sobre os países que possam ser utilizadas em sala de aula.

Com reunião do Grulac agendada para esta sexta-feira, 24, o embaixador se dispôs a levar as propostas de parceria aos países que integram o grupo e a estimular a participação de todos eles nos projetos.

Assessora de Comunicação

Escritório de Assuntos Internacionais