Governo do Distrito Federal
30/12/21 às 15h20 - Atualizado em 30/12/21 às 15h20

GDF apoia webinário sobre empoderamento feminino e trabalho voluntário

COMPARTILHAR

Com apoio do Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal (EAI/GDF), a Embaixada dos Emirados Árabes Unidos (EAU) no Brasil realizou um webinário a respeito do “Empoderamento Feminino e o Trabalho Voluntário”. O bate-papo foi coordenado pelo encarregado de negócios dos EAU, Sr. Saeed Alshehhi, e contou com a participação de Márcia Krik, que é acupunturista voluntária em projetos da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do DF (Sejus), e de Massefa Al Otaiba, voluntária do Crescente Vermelho nos EAU.

 

Em sua fala, Márcia Krik relatou como funciona um dos projetos da Sejus em que atua, o “Sua vida vale muito”. “A cada 15 dias é escolhida uma região em condição de vulnerabilidade, que recebe estrutura para uma série de médicos e profissionais de saúde voluntários atenderem a população. Além da atenção sanitária, há também o trabalho de regularização de documentos, como RG e carteira de motorista. “Esses serviços são oferecidos porque muitas dessas famílias atendidas moram longe do centro e têm dificuldades para irem até lá resolver essas questões”, explica.

 

Para a acupunturista, o voluntário precisa ir de coração. “Tem que ir pleno, porque as pessoas precisam de acolhimento, de um abraço. A parte psicológica foi muito afetada durante a pandemia de Covid-19”, considera. Para ela, o trabalho coordenado pela Sejus “é um exemplo de projeto para outros governos e regiões”.

 

A segunda palestrante do webinário, a voluntária Massefa Al Otaiba, conta que o Crescente Vermelho – movimento voluntário internacional do qual também faz parte a Cruz Vermelha – desempenha um papel fundamental na assistência aos desamparados, atuando durante pandemias, desastres naturais e guerras. “São mais de quatro mil projetos em mais de 100 países”, diz.

 

Segundo ela, as mulheres dos Emirados Árabes se fortaleceram pela dedicação ao país. “Hoje, 70% dos graduandos são mulheres. A mulher está na espinha dorsal do nosso desenvolvimento, liderando em várias áreas, inclusive no trabalho voluntário”, conclui Massefa.

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br