Governo do Distrito Federal
20/05/22 às 20h40 - Atualizado em 20/05/22 às 20h51

Exposição no Planetário de Brasília mostra jornada da Organização Indiana de Pesquisa Espacial

COMPARTILHAR

Fotos: Ananda Ribeiro/EAI

 

 

A Embaixada da Índia no Brasil inaugurou, nesta sexta-feira (20), uma exposição sobre o Programa Espacial do país no Planetário de Brasília. A mostra, que ficará aberta por um mês, exibe a jornada da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (Indian Space Research Organisation – ISRO) ao longo dos anos, o progresso desse setor da indústria no país e o forte vínculo entre Índia e Brasil na área. A exposição integra a celebração dos 75 anos da independência indiana, e foi articulada por meio do Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal (EAI/GDF).

 

Na ocasião, a chefe do EAI, Renata Zuquim, celebrou a oportunidade de estreitar laços entre a comunidade diplomática e científica global e a população do DF. “Essa colaboração entre dois povos geograficamente distantes ganha ainda mais relevância no tema da exploração espacial, que constitui a última fronteira conhecida da expansão da experiência humana. Afinal, o consenso entre os profissionais e entusiastas que já observaram nosso planeta lá do alto é de que todos fazemos parte de um só sistema”, observa Zuquim.

 

 

Também envolvido na ação, o secretário de Ciência e Tecnologia do DF, Elísio Luz, lembra que o Planetário “é um espaço que fala sobre inovação e o que esperamos enxergar no futuro”. Luz afirma que o local está disponível para parcerias com interesses semelhantes aos da exposição indiana. “Trazemos a ciência para um local mais próximo do cidadão comum, com programas que a democratizam para pessoas carentes, com o intuito de que todos possam acessar esse ambiente de inovação”, completa o secretário.

 

Ainda sobre o local, o embaixador da Índia no Brasil e anfitrião do evento, Suresh Reddy, comenta que o Planetário brasiliense é um dos  mais bonitos que já viu. “E é nele que vamos mostrar um pouco da nossa forte parceria no setor espacial”, diz. “E como dizem, o espaço é sem limites. Já chegamos à lua e, dela, podemos alcançar todo o resto do universo. Estamos muito felizes de poder mostrar aqui os resultados alcançados pela ISRO nos últimos 75 anos”, comemora o embaixador.

 

Parceria internacional

 

Representando o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC) do Governo Federal, Paulo Alvim, o secretário de Estruturas Financeiras e de Projetos, Marcelo Meirelles, destaca que a aproximação entre Brasil e Índia é muito importante. “Estamos desenvolvendo uma parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e a ISRO e teremos uma oportunidade de avançar no programa de lançamento de satélites. Temos muita expectativa com parceria”, afirma.

 

Por fim, o ministro da Pesca, Pecuária e Laticínios da República da Índia, Dr. Parshottam Rupala, enfatiza que o setor espacial do país é muito importante para o progresso não só dos 1,4 billhão de indianos, mas também do povo em todo o mundo. “Para nós, o setor espacial significa melhor mapeamento, imagens e instalações de conectividade para as pessoas comuns; melhor velocidade desde o embarque até a entrega para empresários; melhor previsão, segurança e renda para os agricultores e pescadores; melhor monitoramento da ecologia e do meio ambiente; previsão precisa dos desastres naturais; e proteção de milhões de vidas”, finaliza.

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br