Em visita à embaixada do país europeu, eles puderam fazer e experimentar pratos típicos, como bretzels. Encontro faz parte do Embaixadas de Portas Abertas
SAMIRA PÁDUA, DA AGÊNCIA BRASÍLIA
Com 47 anos na capital federal, recém-completados em 23 de abril, a Embaixada da Alemanha em Brasília abriu as portas na manhã desta quinta-feira (10) para estudantes do Centro de Ensino Fundamental 10 do Guará. A atividade faz parte do programa Embaixadas de Portas Abertas.
O passeio começou pela residência oficial, onde os alunos foram recebidos pela embaixatriz, Sabine Witschel, pela adida cultural da embaixada, Damaris Jenne, e pela colaboradora do governo de Brasília Márcia Rollemberg.
Enquanto uma parte jogava futebol na área externa da residência, na cozinha, outro grupo integrava atividades culinárias.
Com o auxílio de funcionários, as crianças e os adolescentes ajudaram a modelar bretzels, um tipo de pão trançado, que mais tarde puderam provar com outras comidas típicas, como apfelkuchen (torta de maçã) e buletten (bolinho de carne bovina e suína).
Antes de ir embora, após a troca de lembranças, os estudantes ganharam réplicas de um passaporte carimbado.
Os alunos foram convidados a retornar à embaixada com os familiares em 2 de junho, quando ocorrerá o Dia das Portas Abertas.
O evento gratuito iniciará ao meio-dia e contará com música, comidas, visitas ao prédio da embaixada e exposição de carros antigos e modernos, além de atividades para crianças.
Também foi divulgado o programa de cinema promovido pela representação diplomática alemã. Com entrada franca, as sessões ocorrem na última quinta do mês, às 19 horas. Os filmes têm legendas em português. Para o dia 31, a película será This ain’t California.
O Embaixadas de Portas Abertas começou, como piloto, em 2015 e foi instituído oficialmente em 9 de agosto de 2017. O programa tem como objetivo aproximar os estudantes da rede pública da carreira diplomática e apresentar a eles os costumes de outras partes do mundo.
As atividades fazem parte do programa Criança Candanga, conjunto de políticas públicas voltadas para a infância e a adolescência em Brasília.
A iniciativa, idealizada por Márcia Rollemberg, é uma parceria entre a Assessoria Internacional, a Secretaria de Educação e a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) — que leva os alunos às embaixadas.
As representações diplomáticas interessadas em participar do programa podem enviar e-mail para [email protected].
EDIÇÃO: MARINA MERCANTE
Fotos: Dênio Simões/Agência Brasília
SERINTER
QI 11, Conjunto 09, Casa 09 – Lago Sul/DF, CEP: 71625-290 Telefone: (61) 3344-7222 [email protected]