27/12/21 às 17h57 - Atualizado em 27/12/21 às 21h10

Revista “Distrito Internacional”

O Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal (EAI/GDF) lança, nesta segunda-feira (27), a primeira edição da revista Distrito Internacional, com o tema “Resiliência: O que o mundo aprendeu com a Covid-19?”. O material, que será editado semestralmente, traz cinco artigos escritos por autoridades do Distrito Federal (DF) e representantes de organizações de cunho internacional.

Segundo a chefe do EAI, Renata Zuquim, o nome escolhido para esta publicação revela seu propósito. “O intuito é promover as relações internacionais de Brasília, criar um espaço de exposição de ideias e reflexões qualificadas sobre os temas abordados, assim como entregar um produto institucional de excelência à população do Distrito Federal e à numerosa comunidade internacional que vive na Capital”, explica.

Nesta primeira edição, a publicação conta com um artigo assinado pelo governador do DF, Ibaneis Rocha, com o tema “É tempo de ação”. Outro artigo tem a autoria do embaixador Carlos Alberto Franco França, ministro das Relações Exteriores, e aborda “O Itamaraty no combate à Covid-19”. O chefe da Delegação da União Europeia no Brasil, embaixador Ignacio Ybáñez, também contribui com o periódico e relata a “Parceria Estratégica une União Europeia e Brasil na luta contra a Covid-19”.

Além desses, o diretor do Escritório da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) no Brasil, Carlos Mussi, fala sobre “O Desafio do Desenvolvimento para América Latina e o Caribe com a Covid-19”. Por fim, Simone Benck e Lucas Máximo, da Reitoria Pro Tempore da Universidade do Distrito Federal (UnDF), abordam “A UnDF e as utopias necessárias para o Distrito Federal”.

Além dos artigos, esta edição inaugural traz fotografias da capital brasileira originalmente publicadas na “Revista Brasília” entre 1957 e 1963. O material era editado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) com o objetivo de documentar, informar e divulgar o processo de construção do DF.  As imagens fazem parte dos Fundos Públicos do Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF), reconhecido como Patrimônio Documental da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Acesse a revista Distrito Internacional:

Distrito Internacional – PORT

Distrito Internacional – PORT (Modo revista)

Distrito Internacional – ING

Distrito Internacional – ING (Modo revista)

Distrito Internacional – ESP

Distrito Internacional – ESP (Modo revista)

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF