Governo do Distrito Federal
3/11/22 às 11h15 - Atualizado em 3/11/22 às 11h16

GDF participa da C40 World Mayors Summit em Buenos Aires

COMPARTILHAR

 

 

A cidade de Buenos Aires recebeu, entre os dias 19 e 21 de outubro, a “C40 World Mayors Summit”  – a  8ª Cúpula Mundial de Prefeitos C40. Trata-se de uma rede de cidades que procura encontrar soluções coletivas para combater a crise ambiental. O encontro, que acontece a cada três anos, reuniu representantes de todo o mundo para discutir as mudanças climáticas, seus efeitos e o papel dos governos locais na luta para enfrentá-las. Sob o lema “Unidos em Ação”, a Cúpula abordou três eixos: recuperação econômica verde e justa, com geração de empregos; acesso a financiamento para projetos ambientais; e as cidades do bem-estar.

 

No marco da Cúpula da C40, a União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI) promoveu a XI Reunião de Prefeitos da Região do Cone Sul, em um almoço no dia 19 de outubro. Na reunião, as cidades compartilharam as ações promovidas em matéria de ação climática e assinaram uma Carta de Intenções pelo Clima, em nome das capitais da região do Cone Sul, entre elas, Brasília.

 

Brasília foi representada pelo secretário do Meio Ambiente do Distrito Federal (SEMA), Sarney Filho e pela chefe do Escritório de Assuntos Internacionais do Distrito Federal (EAIDF), Renata Zuquim.

 

Segundo Sarney Filho, “foi um encontro bastante produtivo, com trocas de experiências e, também, com uma boa aproximação com os membros do C40, talvez a maior organização de cidades com ações efetivas no combate às ações climáticas. Contamos com o competente apoio do Escritório de Assuntos Internacionais do Gabinete do Governador, através de sua chefe, que nos propiciou a abertura para viabilizar inúmeros diálogos com entes subnacionais e organizações da sociedade. Foi um encontro rico em abrir possibilidades”, concluiu.

 

Renata Zuquim ressalta que “foi especialmente satisfatório representar Brasília ao lado de especialistas e autoridades para discutir e pavimentar o caminho para um futuro mais resiliente e sustentável para todos nós. As ações locais para o combate às mudanças do clima têm se mostrado cada vez mais vitais nesse sentido, por isso, como área internacional do GDF, temos incentivado e apoiado a SEMA e demais órgãos em ações e projetos em convergência com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.

 

A Cúpula também incorporou um Fórum de Cidades e Negócios, um espaço onde líderes nacionais e internacionais do setor privado mostraram soluções conjuntas e resultados de projetos de cooperação público-privada em cidades para reduzir emissões em setores críticos e aumentar a ambição climática. Entre outras, participaram as empresas Amazon, Microsoft, Siemens, Accenture, Danone, Enel, BYD, Foster & Partners, Velux e os empresários argentinos Endeavor. 

 

O Distrito Federal integrou também a Reunião de Prefeitos da Rede de Cidades do BID 2022, que aconteceu durante a Cúpula da C40, momento em que foram discutidas, entre outros temas, alternativas e soluções de financiamento para a ação climática nas cidades.

 

A Cúpula da C40 acontece duas semanas antes da 27ª Conferência das Partes (COP-27) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (UNFCCC), sendo um momento chave para o compartilhamento de estratégias das cidades para o diálogo global sobre o clima.

 

 

Ação Climática do DF

 

O Governo do Distrito Federal tem em curso uma ampla agenda voltada ao enfrentamento dos impactos decorrentes das mudanças do clima, sob a coordenação da Secretaria do Meio Ambiente. Em 2020 publicou a atualização do Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) do Distrito Federal, para o período entre 2005 e 2018; elaborou o Plano de Mitigação de Emissões de Gases de Efeito Estufa e o Plano Distrital de Redução de Vulnerabilidade e Adaptação aos efeitos Adversos das Mudanças do Clima, integrado às políticas de desenvolvimento do GDF.

 

Ademais, foi decretada, recentemente, a Contribuição Distritalmente Determinada, iniciativa pioneira no nível subnacional, que estabelece as metas do DF perante o Acordo de Paris, a partir do Plano Carbono Neutro. 

 

Para cumprir com esses compromissos e avançar na agenda, o GDF lança mão das parcerias internacionais e coalizões em prol do clima, como a participação no grupo de Governadores pelo Clima; na Aliança pela Ação Climática do Brasil (ACA Brasil); e no Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM). Em parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia, o GDF participa do Projeto CITinova – Planejamento Integrado e Tecnologias para Cidades Sustentáveis, financiado pelo Global Environment Fund (GEF), que incluiu uma série de atividades voltadas a uma política de Mudança do Clima para o DF. 

 

Recentemente, o GDF assinou um Memorando de Entendimento para adesão do DF à Under2 Coalition, rede ligada à Campanha Race to Zero da UNFCCC, para enfrentar o principal desafio do Distrito Federal em matéria de ação climática, que é o ajuste do comprometimento de redução de emissões de gases aos níveis estabelecidos pela Campanha internacional.

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br