Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/11/21 às 17h03 - Atualizado em 24/11/21 às 17h01

Conferência de Inovações Israelenses em Agricultura e Água é realizada no Biotic com apoio do GDF

 

A Conferência de Inovações Israelenses em Agricultura e Água foi realizada nesta quarta-feira (24) no Parque Tecnológico de Brasília (Biotic). O encontro é promovido graças a uma parceria entre a Embaixada de Israel no Brasil e o Biotic, que contou com a articulação do Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal (EAI/GDF).

 

Para a chefe do EAI, Renata Zuquim, o evento representa o esforço empregado pelo GDF para transformar Brasília em uma cidade inovadora. “Em uma cidade que abriga uma das maiores comunidades diplomáticas no mundo, a cooperação internacional é de fundamental importância para todos os setores empenhados em prol do seu desenvolvimento socioeconômico. A cooperação técnica internacional possibilita o acesso a experiências, novos conhecimentos e práticas disponíveis em vários países. As parcerias possuem como princípio norteador, cooperar para prosperar, e Israel é um parceiro tradicional do GDF em diversas áreas”, celebra Zuquim.

 

O encontro reúne 13 das principais startups de tecnologia agrícola, as chamadas “agritechs” israelenses do setor de água, empresários do agronegócio e governos estaduais. O embaixador de Israel, Daniel Zonshine, ressalta que a tecnologia foi o principal fator para ajudar os israelenses a superarem a falta de água. “Israel é um país onde falta água, mas a água não falta para os israelenses. Conseguimos abastecer todas as nossas necessidades. Temos um sistema forte de pesquisas que apoiam a agricultura. Com este seminário, esperamos estreitar os laços entre as economias de Israel e Brasil”, conta.

 

 

Participando da abertura da Conferência, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, reforça a importância de Israel na área tecnológica. “Israel é um país que possui muitas experiências exitosas para compartilhar com o Brasil. Mesmo diante de um contexto ambiental desfavorável, com mais da metade de seu território formado por desertos, conseguiu se desenvolver e contornar as adversidades, para se tornar referência mundial no uso sustentável da água e no desenvolvimento de tecnologias para seu reuso”, explica Ribeiro.

O diretor presidente do Biotic, Gustavo Dias Henrique, também lembra que Brasília já nasceu vocacionada à inovação. “O Parque Tecnológico de Brasília é um projeto antigo, com objetivo de mudar a matriz econômica do DF. Nossa cidade nasceu de um sonho de JK e tem essa vocação tecnológica. Um evento como este é fundamental para a existência do Parque e reforça nosso desejo de ter em Israel um parceiro em prol do desenvolvimento tecnológico de Brasília”, afirma.

 

Empresas

 

A Netafim, pioneira em gotejamento, é uma das empresas que participam da Conferência, assim como a Homebiogas, que criou um biodigestor que reutiliza resíduos orgânicos para gerar biogás. Outras empresas como Afimilk, Alvatech, Paulee Cleantec, Kaiima Seeds, Bemagro, IAT Israel Agrotech, IDE – tratamento de água, Agroscout, Greeneye, Nuf Filtration e Ges também participam do evento.

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br