Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/06/21 às 15h37 - Atualizado em 16/06/21 às 15h37

Iniciativa do Guará ganha Concurso Diplomacia Verde Para Jovens

Premiação em evento virtual com temática ambiental selecionou projetos de jovens de 18 a 25 anos

 

 

Neste ano, o Concurso Diplomacia Verde para a Juventude trouxe o tema “Meio ambiente: é urgente agir”. O evento foi produzido em parceria entre a Delegação da União Europeia no Brasil, a Embaixada de Portugal e o Instituto Camões. A seleção dos projetos foi feita a partir de vídeos de 2 minutos enviados por jovens lideranças de todo o Brasil. A cerimônia virtual aconteceu nesta manhã (16) com a presença do Embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez, a Ministra Conselheira Sandra Magalhães, representando a Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, e o Embaixador da Finlândia no Brasil, Jouko Leinonen.

 

 

“Tivemos um grupo de jovens completamente comprometido na busca de respostas para os problemas que enfrentamos na Europa, Brasil e mundo, sobretudo no contexto da pandemia. Recebemos 41 projetos de alto nível, o que tornou a escolha muito difícil”, afirmou o Embaixador da Delegação da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez.

 

 

Nesta segunda edição, os vídeos enviados apresentaram projetos e iniciativas verdes, sustentáveis e inclusivas já em curso ou em processo de implementação. Um dos projetos premiados, o “Guará Ecológico” tem como objetivo preservar e regenerar o meio ambiente por meio do cultivo agroecológico, de produtos sustentáveis e da interação com a comunidade.

 

João Victor Oliveira de Alexandre, idealizador do Guará Ecológico, disse que “o projeto promove financiamentos solidários para hortas urbanas e jardins-terapia, buscando bem-estar e saúde junto da natureza.” Sobre o prêmio do concurso, um notebook, o estudante afirmou que “vai ajudar na faculdade de agroecologia que estou começando.”

 

A iniciativa brasiliense perpassa vários Objetivos da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, como a garantia de alimentação, a produção e consumo sustentáveis, a saúde e o bem estar, entre outros. Para a chefe do Escritório de Assuntos Internacionais do GDF, Renata Zuquim, “o prêmio reconhece as boas iniciativas e ‘diplomatas’ verdes, e a escolha do Guará Ecológico reforça o compromisso dos jovens do DF com a agenda da sustentabilidade global”, disse.

A cerimônia do Programa Diplomacia Verde é uma homenagem ao Prêmio Capital Verde da Europa, conquistado por Lisboa em 2020, e pode ser assistida no canal do Youtube da União Europeia no Brasil.

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br