gototop

Brasília: Cidade da Paz

faixinha paz

BSB Cidade Paz

Brasília nasceu do sonho de Dom Bosco, da caneta urbanística de Oscar Niemeyer e da assimetria improvável da arquitetura de Lúcio Costa1. Tem clara vocação de Cidade Paz ao acolher imigrantes oriundos de diversas partes do Brasil e do mundo. Em suas largas avenidas, abriga diversas culturas nacionais e internacionais, formando um mosaico sincrético de cultura e de religião que convida a refletir sobre espiritualidade e respeito à diversidade. É uma das poucas cidades a possuir uma Universidade Holística Internacional, a Universidade da Paz - UNIPAZ. Em 1988, Brasília recebeu o título de Cidade da Paz pelo renomado Conselho Mundial da Paz – documento mantido pela UNIPAZ.

Na paisagem de Brasília, seca e molhada, com seus ipês coloridos e pilotis, seus cidadãos procuram integração social e humanização por meio da ressignificação de seu espaço urbano – Brasília de Pedestres da Paz, Brasília da Educação para a Paz.

É, ainda, singular por sediar as Representações Diplomáticas, Organismos Internacionais e Agências Internacionais de Cooperação. Nela, todos os países dividem o mesmo espaço por meio de suas Embaixadas. Como capital da República, Brasília é a sede da diplomacia nacional, uma diplomacia que se orienta pela promoção da Paz nas Relações Internacionais.

A Assessoria Internacional atua no sentido de fomentar a Visão Estratégica do Governo do Distrito Federal (2016-2019), no âmbito da Paz, ao inserir internacionalmente a cidade por meio de parcerias que procurem reduzir a violência e a criminalidade, aumentar a sensação de segurança social e a qualidade de vida.

A Assessoria Internacional apoia, assim, ações locais com temas globais, no âmbito da construção de uma Cultura da Paz, que tenham impacto positivo na comunidade em que é implantado e que ajudem a projetar a imagem internacional da cidade.

desenho paz

 

 

VOCÊ ESTÁ AQUI: Início Brasília: Cidade Internacional Cidade da Paz