gototop

Brasília: Cidade Patrimônio

faixinha patrimonio

BSB Cidade PatrimônioBrasília nasceu do sonho de Dom Bosco, da caneta urbanística de Oscar Niemeyer e da assimetria improvável da arquitetura de Lúcio Costa1. Tem clara vocação de Cidade Patrimônio, por ser marco da arquitetura e do urbanismo modernos, detentora da maior área tombada do mundo – 112,25 km² – inscrita pela UNESCO na lista de bens do Patrimônio da Humanidade em 7/12/87. O Patrimônio Cultural de Brasília é universal porque os sítios do Patrimônio Cultural, Histórico e Natural pertencem a todos os povos do mundo, independente do território em que estejam situados.

A importância universal do Patrimônio Cultural de Brasília, ou seja: suas criações científicas e tecnológicas; narrativas, mitos, obras, objetos, documentos, manifestações artístico-culturais; monumentos, conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico e ecológico2, reafirmam a necessidade de se executar e apoiar políticas públicas capazes de assegurar reconhecimento, valorização e preservação desse Patrimônio.

A Assessoria Internacional atua no sentido de fomentar a Visão Estratégica do Governo do Distrito Federal (2016-2019), no âmbito da dimensão Patrimônio Cultural, Histórico e Natural ao inserir internacionalmente Brasília por meio de parcerias que procurem valorizar Brasília enquanto Cidade Patrimônio, estimulando o turismo cívico e o intercâmbio de boas práticas junto a outras cidades no país e no exterior.

A Assessoria Internacional apoia, assim, ações locais com temas globais, no âmbito do reconhecimento, da valorização e da preservação do Patrimônio Cultural de Brasília, que tenham impacto positivo na comunidade em que é implantado e que ajudem a projetar a imagem internacional da cidade.

______________________________
1Brasília vista do céu, Projeto Gráfico e Editorial – tda. Brasil, Assessoria Internacional do Governo de Brasília, 2012.
2Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, 2016.
3Crédito da fotografia: Bento Viana, 2012.

VISÃO ESTRATÉGICA DO GOVERNO DE BRASÍLIA (2016-2019)

EIXOS DE ATUAÇÃO NA DIMENSÃO CIDADE PATRIMÔNIO

  • • Aumentar a qualidade de vida e reduzir a desigualdade social

    • Conquistar a confiança da população no Estado

    • Tornar Brasília modelo de Cidade Sustentável

  • • Educação Patrimonial e Participação Democrática

    • Construção de Capacidades Institucionais

    • Gestão do Patrimônio Cultural, Histórico e Natural

    • Gestão do Território e Planejamento Urbano

    • Turismo Cívico, Sustentável e Agroturismo

 

AÇÕES EM CONCEPÇÃO OU APOIADAS

1. Curso de Cooperação Técnica Internacional - Capacitação de Servidores Públicos em Cooperação Técnica Internacional, para atuação nos órgãos do Governo do Distrito Federal;

2. Curso de Cooperação Financeira Internacional – Capacitação de Servidores Públicos envolvidos em captação e gestão de recursos internacionais.

3. Prospecção de boas práticas e recursos nas Redes de Cidades na temática Gestão do Patrimônio Histórico e Gestão de Aparelhos Culturais;

4. Eventos para captação de recursos, networking e promoção internacional de Brasília na temática Gestão do Patrimônio Histórico e Cultural.

PROJETOS DE COOPERAÇÃO

1. SEPLAG + ABC: "Protocolo de Intenções para Implementação de Programas, Projetos e Atividades de Capacitação e Cooperação Técnica";

2. SECTI + UNESCO: "Fortalecimento das Capacidades Institucionais da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação no Estabelecimento de Políticas Públicas para o Desenvolvimento Produtivo e Sustentável de Brasília";

3. SEFAZ + UNOPS: "Fortalecimento institucional do GDF em Estruturação, Avaliação e Monitoramento de Parcerias Público-Privadas";

4. ESPORTE/TURISMO + UNESCO (OLIMPÍADAS): "Consolidação de uma Agenda de Turismo, Esporte e Legado no Distrito Federal".

faixa patrimonio

 
 

VOCÊ ESTÁ AQUI: Início Brasília: Cidade Internacional Cidade Patrimônio