gototop

Brasília: Cidade Patrimônio

faixinha patrimonio

BSB Cidade PatrimônioBrasília nasceu do sonho de Dom Bosco, da caneta urbanística de Oscar Niemeyer e da assimetria improvável da arquitetura de Lúcio Costa1. Tem clara vocação de Cidade Patrimônio, por ser marco da arquitetura e do urbanismo modernos, detentora da maior área tombada do mundo – 112,25 km² – inscrita pela UNESCO na lista de bens do Patrimônio da Humanidade em 7/12/87. O Patrimônio Cultural de Brasília é universal porque os sítios do Patrimônio Cultural, Histórico e Natural pertencem a todos os povos do mundo, independente do território em que estejam situados.

A importância universal do Patrimônio Cultural de Brasília, ou seja: suas criações científicas e tecnológicas; narrativas, mitos, obras, objetos, documentos, manifestações artístico-culturais; monumentos, conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico e ecológico2, reafirmam a necessidade de se executar e apoiar políticas públicas capazes de assegurar reconhecimento, valorização e preservação desse Patrimônio.

A Assessoria Internacional atua no sentido de fomentar a Visão Estratégica do Governo do Distrito Federal (2016-2019), no âmbito da dimensão Patrimônio Cultural, Histórico e Natural ao inserir internacionalmente Brasília por meio de parcerias que procurem valorizar Brasília enquanto Cidade Patrimônio, estimulando o turismo cívico e o intercâmbio de boas práticas junto a outras cidades no país e no exterior.

A Assessoria Internacional apoia, assim, ações locais com temas globais, no âmbito do reconhecimento, da valorização e da preservação do Patrimônio Cultural de Brasília, que tenham impacto positivo na comunidade em que é implantado e que ajudem a projetar a imagem internacional da cidade.

faixa patrimonio

 
 

VOCÊ ESTÁ AQUI: Início Brasília: Cidade Internacional Cidade Patrimônio