gototop

Relações Institucionais

A Assessoria Internacional estabeleceu, para 2016, três dimensões de atuação, alinhadas com a plataforma e os interesses do Governo do Distrito Federal: Brasília como Cidade da Paz, como Cidade Sustentável e como Cidade Patrimônio. As três dimensões contribuem para orientar a ampliação e o fortalecimento das parcerias externas, visando atrair oportunidades de dinamização da economia, geração de empregos e de promoção do desenvolvimento local. Visam, ainda, dar visibilidade às boas práticas do DF e prospectar e fomentar oportunidades de cooperação e intercâmbio de conhecimentos, boas práticas e capacitação junto a parceiros internacionais, por meio do fortalecimento das capacidades institucionais.

No intuito de contribuir com o comprimento destes objetivos, a gestão de Relações Institucionais da Assessoria Internacional desenvolve um planejamento e cronograma de ações, que incluem acessar parceiros nacionais e internacionais, entes subnacionais e fóruns e redes multilaterais de forma a prospectar oportunidades de captação de recursos, diminuição de despesas e mitigação de adversidades sociais e econômicas do Distrito Federal.

REDES DE CIDADES

UNIÃO DE CIDADES CAPITAIS – UCCI
A UCCI é uma organização internacional sem fins lucrativos, fundada em outubro de 1982, da qual Brasília é membro desde 1987 e atualmente é composta por 30 cidades. Tem fortes projetos e programas de intercâmbio de boas práticas e capacitação e eventos temáticos que buscam auxiliar a solucionar questões comuns entre as cidades membros.

MERCOCIDADES
A Rede Mercocidades, fundada em 1995, da qual Brasília é cidade fundadora, tem o objetivo de promover a participação das cidades no Mercosul e a inserção regional. Propõe diversas atividades, estudos, projetos e programas que auxiliem às cidades na construção de políticas públicas e solução de questões comuns a região sul-americana. A rede oportuniza diversas formas de acesso a financiamentos, inclusive por meio de bancos regionais.

METROPOLIS
Criada em 1985, é uma Organização não-governamental que tem como objetivo fomentar a cooperação internacional e desenvolver políticas para solucionar os problemas enfrentados pelos grandes centros urbanos, especialmente no tocante a desenvolvimento e planejamento urbano. É representada por mais de 141 cidades-membros. Brasília é membro pleno desde 1987. Oferece diversos cursos de capacitação e trocas de boas práticas, incluindo assistência financeira por meio do Fundo Global para o Desenvolvimento de Cidades (VFA).

UNIÃO DE CIDADES CAPITAIS LATINO-AMERICANAS - UCCLA
A UCCLA é o braço latino-americano da UCCI. Seu objetivo é abrir fóruns de discussão regionais, focados em temáticas pertinentes à área cultural, social e econômica de interesse das cidades membros.

CENTRO IBEROAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO URBANO - CIDEU
A missão do CIDEU é promover a maneira estratégica de pensar nos processos de desenho e gestão de projetos urbanos para alcançar o desenvolvimento sustentável das cidades ibero-americanas por meio do planejamento estratégico. Oferece diversas plataformas de capacitação em gestão de projetos, planejamento urbano e políticas públicas, em plataformas presenciais e online.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE CIDADES PATRIMÔNICO HISTÓRICO
Os principais objetivos da Organização são a favorecer a aplicação da Convenção do Património Mundial, para incentivar a cooperação e o intercâmbio de informações. Para o efeito, a OCPM organiza Congressos Mundiais, conferências, seminários e workshops que tratam dos desafios a serem enfrentados no âmbito de estratégias relativas à preservação e desenvolvimento das cidades históricas e gestão.

CIDADES E GOVERNOS LOCAIS UNIDOS - CGLU
O programa de trabalho de CGLU se concentra em aumentar o papel e a influência do governo local e as suas organizações representativas na governança global; tornar-se fonte de apoio para práticas democráticas, eficazes e inovadoras de governos locais e assegurar uma organização global eficaz e democrática. Apoia a cooperação internacional entre as cidades e as suas associações e facilita programas, redes e parcerias para desenvolver as capacidades dos governos locais. A organização promove o papel das mulheres na tomada de decisão local.

FÓRUM DOS ASSESSORES E GESTORES MUNICIPAIS DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS - FONARI
Constituído por secretários, coordenadores e assessores de Relações Internacionais de estados e municípios brasileiros, o FONARI, concentra suas ações na promoção do desenvolvimento local, da solidariedade internacional, da integração latino-americana e do fortalecimento da cooperação entre países em desenvolvimento, fortalecendo a consolidação das estruturas locais de Relações Internacionais por meio da capacitação e de ações estruturantes.

FÓRUM DOS ASSESSORES E GESTORES ESTADUAIS DE RELAÇÕES INERNACIONAIS – FÓRUM 27
O Fórum 27 visa congregar Gestores de Relações Internacionais dos Estados do Brasil; elaborar uma agenda de propostas comuns nas diversas temáticas de interesse dos membros do fórum; ampliar o relacionamento internacional dos estados com vistas ao desenvolvimento econômico, social, urbano, cultural, educacional, ambiental, científico e tecnológico; fomentar a qualificação de gestores para a atuação internacional e incentivar iniciativas de cooperação técnica Sul-Sul em parceria com o governo federal e demais atores estrangeiros.

CIDADES IRMÃS DE BRASÍLIA

• Havana - Cuba - 1996