Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/09/19 às 19h00 - Atualizado em 6/09/19 às 9h29

Embaixada de Trinidad e Tobago abre suas portas para receber estudantes do Gama

Foto: SRI-DF/Brenda Hada

 

 

No dia 5 de setembro, estudantes e professoras do Centro de Ensino Fundamental 05 do Gama visitaram a Embaixada de Trinidad e Tobago, por meio de sua participação no Programa Embaixadas de Portas Abertas (PEPA) — iniciativa do Governo do Distrito Federal e coordenada pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI-DF), em parceria com a Secretaria de Educação (SEEDF) e a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB). Eles visitaram a representação diplomática de Trinidad e Tobago para aprender conhecimentos gerais do país e aprofundar o que haviam estudado em sala de aula.

 

Logo na chegada, os 32 estudantes e 3 professoras foram recepcionados pelo Embaixador Amery Browne, momento em que cada aluno recebeu também um passaporte do programa com o carimbo da Embaixada. Dessa maneira, os participantes tiveram um exemplo de como são verificados os vistos de entrada no país.

 

Ao longo da visita, os funcionários da representação diplomática buscaram apresentar, por meio de exemplos e jogos, sobre a história, cultura, idioma, artes, esportes, culinária e tradições da nação caribenha.

 

Maria Beatriz, 11 anos, segura seu passaporte do Programa Embaixada de Portas Abertas.

Ampliar o campo de possibilidades e oferecer novas vivências de cidadania global para os jovens brasilienses são algumas das expectativas de quem participa do programa. “Eu acho que é interessante você conhecer cultura de outros países. É bem legal, não só para saber do país do outro, mas para conhecer mais do nosso também”, afirma Maria Beatriz, 11 anos, que nunca havia entrado em uma Embaixada.

 

“Eu acho importante conhecer a cultura de outros países para não ficar conhecendo só o Brasil. Essa parceria com a Embaixada foi boa para conhecermos melhor sobre Trinidad e Tobago”, explica Carlos Eduardo, 12 anos. Ele havia aprendido sobre o país apenas na sala de aula e, por isso, se alegrou com o que aprendeu duran

te a vivência. “O que mais gostei foi a parte do teste de conhecimento. Gostei das perguntas e respostas e das premiações que ganhamos”, ele conta.

 

O PEPA tem o objetivo de estreitar os laços entre órgãos diplomáticos, organizações internacionais e escolas do Distrito Federal, sobretudo aquelas em áreas de vulnerabilidade social. Essa foi a 64ª visita realizada pelo programa, que está em vigor desde 2015.

 

A iniciativa também tem como estratégia fortalecer a aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS#4, ODS#16, ODS#17), ampliar o processo pedagógico para além das salas de aula e possibilitar que o corpo diplomático conheça o patrimônio cultural de Brasília e suas diferentes Regiões Administrativas.

 

A próxima etapa de participação

Após ter recebido os alunos em sua representação, a Embaixada de Trinidad e Tobago visitará o Centro de Ensino Fundamental 05 do Gama, em outubro, como parte da agenda do Programa Embaixadas de Portas Abertas. Espera-se que nessa visita de retorno, o corpo docente e discente, para além dos que participaram da primeira visita, possam promover atividades similares às da Embaixada. Dessa vez, são eles que irão contar um pouco mais sobre onde moram, em busca de fortalecer a relação de parceria e amizade.

 

 

Programa Embaixada de Portas Abertas: Centro de Ensino Fundamental 05 do Gama visita a Embaixada de Trinidad e Tobago

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo de Brasília

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br