Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/01/21 às 20h27 - Atualizado em 28/01/21 às 20h27

Distrito Federal adere à Aliança pela Ação Climática Brasil (ACA Brasil)

 

O Governador do DF, Ibaneis Rocha, assinou uma carta-compromisso para impulsionar ações de enfrentamento à crise climática.

 

 

O Distrito Federal agora faz parte da Aliança pela Ação Climática Brasil (ACA Brasil), lançada hoje (28), às 14h, com a presença do Secretário de Meio Ambiente, José Sarney Filho. O engajamento foi firmado pelo Governador Ibaneis Rocha em uma Carta Compromisso com as instituições vinculadas.

 

A adesão à ACA Brasil oportunizará ao Distrito Federal um espaço de encontro, colaboração e sinergia de importantes e influentes atores na agenda climática do país, trazendo visibilidade e reconhecimento em canais de mídia locais, nacionais e internacionais. Possibilitará, ainda, a participação de servidores em treinamentos e capacitações técnicas para ação climática local e o acesso e desenvolvimento de estudos e análises sobre a ação subnacional climática no Brasil.

 

As Alianças pela Ação Climática são redes nacionais dedicadas a impulsionar ações para enfrentar a crise climática e incluem uma diversidade de vozes que representam líderes de quase todos os setores da sociedade – governos subnacionais; empresas e investidores; instituições acadêmicas e culturais; instituições de saúde e sociedade civil.

 

Segundo o Secretário do Meio Ambiente, José Sarney Filho, “Estamos vendo que é necessário cada vez mais que os entes subnacionais assumam sua responsabilidade. Dessa forma, temos feito o dever de casa em Brasília, temos nossas metas próprias. Em relação ao Cerrado, no ano passado não tivemos aumento na perda de biodiversidade, temos conseguido segurar as queimadas e queremos fazer ainda mais”, afirmou.

 

Para a chefe do Escritório de Assuntos Internacionais, Renata Zuquim, a adesão à rede está inclusa no objetivo maior de levar o Distrito Federal ao encontro das metas da Agenda 2030. “A ação pelo clima é o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável número 13 da Agenda e o DF, ao se comprometer com o clima, se destaca na busca por maior qualidade de vida e sustentabilidade” disse.

 

A Aliança pela Ação Climática Brasil foi constituída pelo WWF Brasil, ICLEI América do Sul, Instituto Clima e Sociedade, CDP Latin America e o Centro Brasil no Clima, e almeja contribuir para a agenda climática brasileira, gerando impacto positivo para a redução de emissões e aumento da resiliência a nível local, nacional e global, por meio da promoção de estratégias e narrativa coletivas para a temática. Alianças do tipo já foram formadas em países como na Argentina, Estados Unidos, Japão, México, África do Sul e no Vietnã.

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br